Cidade dos Animais




Autor Tópico: [Notícia] A lista de espécies ameaçadas da IUCN aumentou!  (Lida 1030 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Panther

  • Equipa de Administração
  • *
  • Mensagens: 14539
  • Sexo: Feminino
    • * Animal Friends *
[Notícia] A lista de espécies ameaçadas da IUCN aumentou!
« em: Domingo, 08 Dezembro 2013, 18:47 »
  • Lista de espécies ameçadas da IUCN aumenta e entram nela mais alguns animais icónicos da fauna mundial



    Foi recentemente publicada a nova lista de espécies ameaçadas compilada pela IUCN, que realiza sensos a nível mundial sobre mais de 71000 espécies de animais e plantas. Infelizmente, novas espécies entram a cada ano que passa para a lista vermelha desta organização, como se de ano para ano nada tivesse sido feito, apesar de se continuarem a gastar rios de dinheiro para as proteger da pressão humana, dos caçadores clandestinos e das guerras que vão assolando vários continentes e onde os animais e as plantas são o elo mais fraco.

    Este ano, mais de 21000 espécies estão de alguma forma ameaçadas, umas mais que outras, umas mais conhecidas que outras, mas todas fazem parte deste grande ecossistema mundial e todas têm um lugar muito especial nas suas regiões de origem. Destas, são mais de 4000 as espécies que este ano entram pela primeira vez nesta lista como ameaçadas.

    Em África, o okapi entra nas listas das preocupações desta organização, depois de muitos anos em que o número de indivíduos foi caindo, sem que nada o fizesse travar. Também os elefantes, que podem ver os seus números reduzidos drasticamente, um pouco por todas as regiões que habitam, e ainda os rinocerontes, as chitas, os leopardos, entre muitas outras espécies, são também uma preocupação. Na Ásia, os rinocerontes, os elefantes, os tigres e outros grandes felinos continuam a ser uma preocupação constante. Na América Central e na América do Sul muito tem sido feito para preservar as espécies já conhecidas, e por exemplo no Brasil o sucesso conseguido em algumas áreas foi notável, e até novas espécies foram descobertas, mas por todo o continente muitas outras continuam a sofrer graves ameaças.

    Mas não são só as áreas de floresta que preocupam a organização, já que em todo o mundo os países menos florestados também vêem muitas das suas espécies ameaçadas. Os mares e os grandes rios são uma preocupação constante, já que em algumas zonas o número de espécies diminui, enquanto que noutras surgem desequilíbrios inquietantes causados por espécies invasoras, e não param de aumentar os problemas, a cada dia que passa.

    Na Península Ibérica, o lince-ibérico poderá voltar a percorrer montes e vales, mas os ursos estão reduzidos a um pequeno número e confinados a pequenas áreas em Espanha e algumas aves correm o risco de desaparecer. Por toda a Europa, outras espécies correm também o risco de desaparecer, principalmente devido à pressão humana junto dos locais de caça e de nidificação. Por outro lado, a pesca vai dizimando as reservas de peixe, por todos os mares e oceanos. As aves, os répteis e os anfíbios estão ameaçados por todo o planeta, e muitas espécies desaparecem antes que se consigam catalogar e dar a conhecer ao mundo.

    Para completar este negro cenário, e para que fique bem presente a necessidade de intervir, convém nunca esquecer que 711 espécies conhecidas já se extinguiram, e 61 já não existem na natureza, só em cativeiro, na maioria dos casos sem qualquer esperança de voltarem a viver em liberdade. No total, quase 4300 espécies, entre fauna e flora, correm risco crítico.

    Fonte: Bicharada.net

    Site onde podem consultar a lista completa de espécies: http://www.iucnredlist.org/



    Offline Inês Magalhães

    • Equipa Moderação Cães
    • *
    • Mensagens: 81
    • Sexo: Feminino
    Re: [Notícia] A lista de espécies ameaçadas da IUCN aumentou!
    « Responder #1 em: Sábado, 14 Dezembro 2013, 19:39 »
    Adoro Okapis! São dos animais mais elegantes e exóticos que conheço!  :lv: :lv:
    O ser humano não pode permitir que por culpa própria estas espécies desapareçam.... :(

     


    Copyright © Cidade dos Animais